Defeitos

© Luanda M.S. Cabral
             Nossos olhos são rápidos demais, diria até que na velocidade da luz. E nesta intrepidez pouco sinuosa, reparamos tudo e todos, até aquilo que nem nos interessa. E embora a gente negue, por que sempre nos julgamos certos, ou mais além disto, repararam que a gente vive do 'moralismo' cotidianamente. Sempre estamos disposto e apostos para reparar os outros. O que mais me intriga é a alienação a este modo de vida, sim, por que isto vicia. E como vivemos em um mundo viciante, não há como escapar, o jeito é se entregar a auto análise, de si próprio. E por mais que saibamos desta necessidade, não reconhecemos que somos falhos e defeituosos. Isto mesmo, não vem de fábrica não, nascemos perfeitinhos lindos tchutchuquinhos... É que vamos nos moldando com o tempo e com o mundo que nos engole todos os dias. É fato, não adianta olhar para o lado. Hoje eu quero olhar para dentro de mim, e conversar comigo mesma. Reclamar de mim, dizer a mim que minha roupa é feia, é fora de moda, se eu estou suja, fedida ou cheirosa, quero até que minha futilidade seja sobre mim mesma. Cansei de olhar os defeitos dos outros, isto não me leva a nada.
             A partir de hoje e sempre olharei mais para dentro de mim, é um acordo que fiz comigo mesma. Pois, quantas vezes eu julguei o erro alheio e nem olhei para a ponta de meu nariz. Quantas vezes já chinguei os outros, no sinal, no mal atendimento naquela lojinha, no olhar esquisito que o outro me deu, entre tantas coisitas a mais em meu dia a dia. Quantas vezes eu achei estar cheia e coberta da razão, empinei a bunda, ergui os peitos e sái pisando duro. E dentro de mim o orgulho rachando a alma, esperando o pedido de perdão. Soberba esta palabra é como erva de ninho, sufoca e mata aquilo que há de mais precioso dentro de nossos corações e ela leva a super-sinceridade, que nos falta conosco, de valores criados por nossas mentes, os quais não são de maneira alguma ultrapassáveis por outra pessoa, onde há uma barreira  neles, criadas por nós, uma alienação soberbal grande, que existe uma grande dificuldade para reconhecermos isto, e chegar próximo deste muro criado dentro de nossos corações. Por que reavaliar conceitos construídos a bases sólidas da vida e dos sentimentos, é tão difícil quanto água mole em pedra dura...Mas, uma hora fura! Imagine, quantas vezes me interti nos defeitos alheios e fulanos, julgando a todo tempo esquecendo dos que há em mim. Por mais que me ame, tenho o dever de amar o próximo e me aceitar como eu sou: FALHA. 
          Auto analisando meus defeitos e os entendendo, a medida que passa este estudo sobre mim, vou me tornando mais compreensível de maneira que posso ser menos irritada e  me tornando mais amável com os outros. Eu tenho a obrigação de me exortar e me estudar, junto com isto tenho o direito de asssim colher os frutos das minhas novas atitudes. Imagino que Jesus era o cara mais perfeito do mundo todo, e que ainda é, pois ele vive ressuscitado dentro de mim, e que ele por mais que fosse amoroso não era meiguinho era direto sem rodeios nem blá blá blás - e em passagens que podemos ver na bíblia, quando ele exortava seus discípulos era cada resposta no olho que dói quando a gente ler, imagina eu sendo Pedro ou Paulo, úúúúi dói só de pensar, mas é maravilhoso viver destes ensinamentos diários, é uma dor que nos traz a vida eterna. Nos conhecendo profundamente, traz a cura para algumas atitudes que a gente impulsivamente faz e depois se arrepende, é algo que está ainda na alma, não por querer ser assim é o costume a nossa própria cultura de ser assim. E depois do pedido de desculpa e as promessas de mudança ela ainda não vier, pare um pouco a linha de raciocínio e deixe entrar por um mundo que há dentro de ti, um mundo por você desconhecido... O ser humano é um ser PSICO SÓCIO EMOCIONAL e ESPIRITUAL, estas palavras em si são complicadas, imagine você. Agora os outros. Somos complexos demais, e cada um carrega sua bagagem, não adianta julgar.
           É tão difícil assim compreender? É algo que se aprende exercitando diariamente a nossa paciência. E esta analise, parte pelo primeiro princípio, o de reconhecer. Que somos falhos, que erramos, que somos moralistas e que somos viciados em alguns erros que chegamos a cobrar dos outros algo que nem ele e nem a gente pode dar.
          A gente mede os outros da maneira que a gente se vê. É importante não esquecer disto. Então vamos nos tornar mais amáveis conoscos e compreensíveis, este é o desafio. Pois, isto é como um reflexo é impossível furta o olhar e atenção dele, assim não nos magoamos tanto e nem magoaremos os outros. É preciso coragem para este estudo de si, não temer e viajar profundamente dentro de nossos corações, com o passar do estudo saberemos o por que de muitas atitudes nossas, e nos tornaremos mais fortes, amorosos e moderados conosco e com os outros. Nós nos cobramos tanto à vezes e de tal maneira e intesidade que cobramos também os outros, e isto nos cansa, nos consome, faz entrar em um estado de perseguição a todo o tempo, isto é doentil é algo que pode e deve ser tratado por nós mesmos, porém o primeiro passo é o do Reconhecimento de seus possíveis 'defeitos'.

(Luanda Melo dos Santos)

"Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação."

6 Sonhadores:

~*Rebeca e Jota Cê*~ disse...

Luanda,

Essa viagem para dentro de nós é tão complicada, muitas vezes nos perdemos no caminho e temos que recomeçar. Só que com Deus, tudo, absolutamente tudo, fica mais fácil de ser seguido.

Beijo imenso, menina linda.

Rebeca

-

Sandra disse...

VENHO CARINHOSAMENTE ENTREGAR EM MÃOS O MEU CONVITE DE ANIVER PARA O DIA 22.09.2010
LOCAL:CURIOSA.
HORÁRIO:DURANTE TODO O DIA.

É COM MUITO CARINHO QUE DEIXO O CONVITE A VOCÊ. ESTAR AQUI JUNTINHO DE VOCÊ É TER A CERTEZA QUE A VIDA NÓS DÁ DE PRESENTE, MAIS UM DIA..UM ANO MUITO ESPECIAL: O NOSSO ANIVR.
CELEBRAR A VIDA É TUDO DE BOM.
QUERO COMEMORAR CONTIGO ESTA DATA TÃO ESPECIAL.

VOCÊ SERÁ O MEU MELHOR PRESENTE..
VENHA SE DIVIRTIR COM A CURIOSA.
SERÁ UMA LINDA FESTA..
VAI TER BOLO, CHAMPANHE, DANÇA, SALGADINHOS..MUITA ALEGRIA.

UM GRANDE ABRAÇO..
DEUS TE ABENÇOE.
CARINHOSAMENTE
SANDRA

Sandra disse...

Parabéns pela sua linda viagem.
Deus é o nosso melhor caminho.
Sandra

Lu disse...

oie tem selinho pra ti no blog! aparece por lá! bjokas!

Pelos caminhos da vida. disse...

Obrigada amiga por ter compartilhado a homenagem que fiz para meu filho ontem.

beijooo.

Espaço Aberto disse...

Olá!
Viemos convidar você para participar da nossa nova Postagem Coletiva.
Dessa vez, a nossa proposta é para que você dedique uma canção a quem você ama.
Use a criatividade e faça uma postagem da forma e do jeito que quiser.
Contamos com a sua presença!
Um abraço de toda a Equipe do Espaço Aberto

Sonhe também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Sonhos de Menina ... Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review